Caso você utilize algum programa para receber emails (Outlook, Windows Live Mail, Thunderbird, etc) em conjunto com o antivirus Avast!, e esteja experienciando problema de recebimento/envio de emails, solicitamos que desative o escaneamento de mensagens recebidas do Avast!.

Para desativar o escaneamento de mensagens recebidas no Avast!, siga os passos abaixo:

1- Ache o ícone do Avast! na bandeja do Windows, e dê um clique duplo, ou clique com o botão direito e vá em Abrir a interface do Avast!.

2- Aguarde a tela do Avast! abrir.

3- No menu lateral do programa, clique em Módulos Residentes.

4- Após abrir o submenu de módulos, clique em Módulo Email.

5- Desmarque a caixa de seleção referente a Escanear mensagens recebidas.

Após fazer isso, tente receber as mensagens no seu programa de emails, e verifique se resolverá o seu problema.

Lembramos que é algo temporário, que está ocorrendo em algumas máquinas após atualização automática do Avast!, e deve ser corrigida em breve por eles. Pedimos aos usuários que fiquem de olho, pois fazer isso deixará o computador mais vulnerável a infecção por emails, mas é uma medida temporária necessária para burlar o problema do Avast!.

Aproveitamos a oportunidade também para relembrar da mudança de porta de envio de emails nestes programas (porta SMTP), que não será mais a padrão (25), dando lugar à porta 587.